O preço da evolução
Tudo está em constante evolução.
A diferença é que a natureza evolui harmoniosamente, em consonância consigo e com os outros, o Homem não, evolui sem olhar a meios e custos.
Será só nosso, este lindo planeta azul?!
Egoísta como nenhum outro ser vivo, sedentos de evolução, levamos á extinção muitas espécies e ameaçamos outras.
Estudos feitos com base em simulações computacionais, mostram um cenário catastrófico, daqui a 100 anos a terra ira de novo mergulhar numa era glacial, que poderá durar um século.
Com tanto desperdício de água, corremos o risco que daqui a 20/30 anos, dois terços da população, não tenha água potável.
A política das quotas da União Europeia faz com que milhares de toneladas de alimentos sejam destruídos. Com tanta fome que existe neste mundo, não seria mais racional, distribuir esses mesmos alimentos pelas populações famintas.
Para não falar em mais...
Intitulamos-mos como o único animal racional, afinal para que serve essa suposta racionalidade, se outros seres vivos, aos quais nós chamamos irracionais, são sem dúvida mais razoáveis do que nós.
Evoluímos dos primatas, mas depressa nos esquecemos, como viver em harmonia, com a natureza, com as outras espécies, com o próprio ecossistema, sem o destruir.
A nossa evolução ameaça cada vez mais o frágil equilíbrio do nosso planeta.
Muitos de vós neste momento poderão estar a questionar este post, o seu sentido, a sua razão de ser, mas afinal, se ninguém questionar, não iremos a lado nenhum e mundo não é só feito de coisas boas.
Por cada voz de protesto que se levanta, outras se lhes seguiram.
24 comentários:
beijos (sem tempo para ler e comentar, sorry)
É assim mesmo! Viva a consciência ambiental! Eu não quero viver daqui a cem anos num frio do caraças! E tb gosto muito de água (a minha bebida favorita!), além do maduro tinto.
É necessário que volvamos (há quem vulve e goste), ao equilíbrio com a natureza, sob pena de ficarmos a assobiar o samba de uma nota só: o DÓ!
Saudações ecológicas, ó camarada! :)
infelizmente a nossa sociedade é voltada para o progresso, o que é sinonimo de dinheiro. sinceramente, acho que a unica resolucao seria mesmo uma coisa meio dramática e definitiva, como uma bomba, que acabasse com tudo e com todos, e aí talvez, se comecássemos tudo de novo...
Minha linda pedrinha mais que Preciouzzz, não se apoquente, a sua simples presença ilumina o meu espírito.
Muitos beijinhos.
Com grande dó...
Saudações ecológicas, para ti também camarada Catatau.
Ui! Cláudio, nem oito nem oitenta. Acabar com tudo e com todos, além de não ser a única solução, também não seria a solução ideal. Os outros seres vivos, não têm a culpa dos nossos disparates.
Reciclar as nossas ideias e ou reaprender talvez ajude.
voce tem razao. mas sabe quando o ser humano vai aprender? quando vacas voarem... eu só estava querendo sugerir uma solucao. e quem vai querer abrir mao dos carros, ou viagens de aviao em prol da natureza? Eu nao queria soar tao radical assim. Mas acho que estamos caminhando nssa direcao mesmo (do fim). olha só como a natureza está se comportando. enchentes, incendios, tsunamis, terremotos... quando eu falei tudo e todos, me referí a raca humana. desculpe, se pareco fatalista, amanha vou ter com certeza uma opiniao melhor...
E será que vale a pena levantar vozes de protesto ?
Atente-se nas reportagens televisivas ...
Penso que em alguns aspectos o "preço da modernidade" levou a que algumas questões se começem a colocar com seriedade... Mas a voz dos $$$ ainda fala mais alto, na maioria dos casos. As preocupações ambientais (e outras) vai depender muito do que conseguirmos transmitir às gerações futuras. Não querendo "arrastar as brasas", é uma questão de formação e educação
Apenas uma pequena percentagem de material genético nos separa dos chimpanzés...
Pensava que a diferença era para melhor. Há dias que acordo e tenho dúvidas. Mas também encontro pessoas que me dão alguma esperança.
E mais esperança tenho quando a psicologia "mete o nariz".
;) Hugz
querido, acabei de deixar o Per no aeroporto e lí seu lindo comentário. desculpe a invasao, mas que incerteza é essa que te atormenta? um abraco bem apertado do Claudio
Ó pá, já ultrapassaste os mil visitantes!! Isto merece uma comemoração, que diabo! Abram o champanhe, "botem shake", let´s groove! ;))
Cláudio, digamos que é um problema pessoal demasiado extenso, para estar com detalhes.
Centra-se entre outras coisas, no objectivo a dar a minha vida.
Catatau, cadê ela (a garrafa)?!
Talvez se comemore com outro tipo de bebida, quando vieres cá a baixo, ver isto, se tiver a honra e possibilidade de estar presente.
Claro que a gente se encontra! E tb se não ouver garrafa, haja, pelo menos, língua para dar à taramela! :)
ora nem mais...mas questionando...é que vamos longe; e chegamos a este ponto...e mais "pontos" virao, se melhor ou para pior..isso é outra questão.
Sr. Pelourso! O sr. Tongzhi fez-lhe uma espécie de desafio no último post do meu blog. Ora vá lá ver. ;) Hugz
BEIJOS, MUITOS MEU KERIDO
pelourso, eu te entendo muito bem. acho que pessoas sensíveis como voce, vao estar sempre a procura do objetivo, da motivacao. é o preco.
Por falar em desafio, ó Pelourso, quando é que mudas de post? :)
Eu já foi ver a tal espécie de desafio, amanhã comentarei. Hoje estou exausto, foi fazer uns trabalhinhos físicos todo o dia, já não estava habituado.
Eu até tinha uma nova posta de bacalhau, corvina, na calha, mas como vês estive o dia todo ausente e não pôs o carapau a ao sol...
Por vezes um preço demasiado elevado, Cláudio.
Está à vontade. Não te sintas obrigado. ;) Descansa o físico... e a mente. hugz
beijos, muitos, meu querido!
Vocês já viram que o Catatau é muito exigente!!!!
Eu bem digo, um dia destes crio-lhe um blog e deixo-o com a "criança" nas mãos!!!
Enviar um comentário